Política coleções

No ano de 2019, o Jardim Botânico criou a POLÍTICA DE COLEÇÕES DE PLANTAS VIVAS DO JARDIM BOTÂNICO MUNICIPAL DE BAURU, um importante instrumento para o desenvolvimento e gerenciamento das suas coleções de plantas.

A Política de Coleções é um documento escrito que age como uma ferramenta prática para gerenciar as coleções de um jardim. Ela expressa os principais critérios, aponta para as metas e objetivos, indica a pessoa responsável pela implementação e tomada de decisões, lidando com todos os aspectos do gerenciamento das coleções de plantas.

Este é um instrumento particular de cada jardim, pois resulta das metas e propósitos de cada instituição. É de extrema importância por que auxilia no desenvolvimento estratégico das coleções de plantas vivas: eficiência, plano de trabalho, comunicação dos funcionários dentro da instituição, continuidade de propósitos, além de contribuir valiosamente com as relações públicas e levantamento de recursos financeiros.

As coleções de plantas vivas do Jardim Botânico Municipal de Bauru contam atualmente com mais de 2500 plantas, divididas em categorias: arboreto, orquídeas, bromélias, samambaias, plantas aquáticas e plantas medicinais. Destas, 25 espécies são consideradas como ameaçadas de extinção, no total são 246 indivíduos.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER A POLÍTICA DE COLEÇÕES DE PLANTAS VIVAS DO JARDIM BOTÂNICO MUNICIPAL DE BAURU