
Amigos da Natureza
31 ANOS
- Conservação - Sensibilização - Comprometimento - Harmonia - Sustentabilidade
ATENÇÃO!
- SUSPENSA A REALIZAÇÃO DE PIQUENIQUES -
- ENSAIOS FOTOGRÁFICOS APENAS COM AGENDAMENTO PRÉVIO -
- PROIBIDA A ENTRADA DE VANS, MICRO-ÔNIBUS E ÔNIBUS SEM AGENDAMENTO PRÉVIO -
Horário de funcionamento
08h às 16h de TERÇA A DOMINGO - ENTRADA GRATUITA
(Dezembro, Janeiro e Julho - 08h às 16h de SEGUNDA A DOMINGO)
Coleção Etnobotânica
Esta coleção foi criada em 2022 e representa algumas espécies de plantas que são utilizadas pelos povos indígenas Terena e Guarani Nhandeva. As informações sobre o uso das plantas presentes nesta coleção foram organizadas graças a um trabalho coletivo do Jardim Botânico Municipal de Bauru em parceria com colaboradores dos Povos Terena e Guarani Nhandeva da Terra Indígena Araribá, localizada no município de Avaí-SP.
Na coleção estão representadas algumas espécies que são utilizadas pelos indígenas para diversos fins como: alimentação, moradia, vestimenta, pinturas e produção de equipamentos e utensílios. A existência desta coleção valoriza a utilização das plantas pelos povos originários além de conservar estas espécies como parte da coleção de plantas vivas do Jardim Botânico de Bauru.
A Etnobotânica é uma área do conhecimento que estuda a relação existente entre as comunidades humanas e as plantas e a forma como as espécies vegetais são utilizadas pelos diversos povos ao longo do tempo. É uma ciência multidisciplinar envolvendo as áreas da Botânica, Antropologia, Farmacologia, Medicina, Ecologia, entre outras.






