PMEA
A construção do PMEA (Programa Municipal de Educação Ambiental)
O Programa foi resultado de um trabalho coletivo desenvolvido pelos membros da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CTEA), assessora do Conselho Municipal de Defesa ao Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Bauru (COMDEMA).
Foram organizadas diversas reuniões, desde 2015, para estruturação e definição de estratégias de ação. O trabalho envolveu a compilação de dados das diversas instituições que praticam Educação Ambiental em Bauru e a elaboração de um documento descritivo do PMEA. O Jardim Botânico, como membro da CTEA, participou, por meio de sua Equipe de Educação Ambiental, da construção e execução do Plano.
O PMEA para Bauru foi produzido de modo a seguir os preceitos da Pedagogia Histórico Crítica, assumida pela Secretaria Municipal de Educação como filosofia que orienta as ações educativas na Escola Básica.
Objetivos do PMEA
O PMEA tem como objetivo fornecer um roteiro de visitação em espaços não formais de ensino para as Escolas do Sistema Municipal de Ensino. As visitações abordam o conhecimento dos aspectos sociais do município, sua história, suas potencialidades e permitem que as ações a serem desenvolvidas possam despertar nos educandos o sentido de pertencimento ao local e reflexões críticas sobre a realidade na qual estão inseridos, de modo que compreendam seu papel e também percebam a responsabilidade que lhes cabe para lutar por uma melhor qualidade de vida para todos.
Parceiros do PMEA
O PMEA é uma iniciativa da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CTEA), assessora do Conselho Municipal de Defesa ao Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Bauru (COMDEMA). Foi elaborado por meio da Coordenação da Profa Dra. Jandira Talamoni (UNESP de Bauru) e das parcerias entre os educadores do Jardim Botânico Municipal de Bauru, Zoológico Municipal de Bauru, Centro Ambiental Rio Batalha, Museu Ferroviário de Bauru, Museu do Café de Piratininga e Pinacoteca.