top of page
Praça da Conservação
A praça foi inaugurada em 2021 em homenagem a esta importante palavra que direciona os trabalhos dos jardins botânicos pelo mundo - a CONSERVAÇÃO. Os Jardins Botânicos realizam diversas atividades buscando a proteção das espécies vegetais em todo o mundo. Compreendendo a importância desta palavra, o Jardim Botânico Municipal de Bauru busca inseri-la em todo o seu universo de trabalho. Nosso Jardim possui mais de 2.000 exemplares de plantas pertencentes a 386 espécies diferentes.
Existem ao todo mais de 3700 Jardins Botânicos pelo mundo. No Brasil, são 48 reconhecidos pelo BGCI - Botanic Gardens Conservation International - uma organização internacional que orienta e conecta os Jardins pelo mundo todo.
O Jardim Botânico de Bauru possui dois importantes projetos de conservação. O Projeto “Floresta Solidária” consiste na identificação de áreas para coleta de sementes bem como no estabelecimento de parcerias com propriedades, que possuam fragmentos florestais ou espécies vegetais importantes para a conservação, dentro de um raio de 100km do município de Bauru. Já o Projeto “De Volta para a Casa” visa a reintrodução de espécies nativas através de projetos de restauração e enriquecimento de fragmentos florestais.
Nossa praça com o tema CONSERVAÇÃO foi inspirada na forma de uma semente protegida por mãos que representam o trabalho dos JARDINS BOTÂNICOS. A semente, que representa o início da vida das plantas, é um símbolo de esperança e de sustentabilidade, neste sentido os Jardins Botânicos são responsáveis por semear e cultivar a ideia da CONSERVAÇÃO no mundo todo. O círculo central da praça representa a semente. Os círculos laterais representam mãos protetoras dos Jardins Botânicos envolvendo a semente. Ao redor da praça encontram-se indivíduos arbóreos, ameaçados de extinção, que representam as espécies incluídas no projeto “De volta para a casa”.
bottom of page